1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

terça-feira, 22 de agosto de 2017

1. O FIM DO MUNDO






O FIM DO MUNDO



O fim do mundo é um assunto que desde os tempos mais remotos tem preocupado os homens. No tempo de São Paulo os habitantes de Tessalónica, seduzidos por falsos doutores, esperavam de uma hora para outra o fim do mundo, seguido do juízo final.

Imbuídos desses sentimentos os tessalonicences descuidavam-se dos seus trabalhos, das suas ocupações, esperando a cada momento a vinda de Cristo. São Paulo, com sua acostumada energia escreve aos tessalonicences, condenando esses ensinamentos falsos, e dando noções claras sobre esse assunto. Nos nossos dias também essa ideia preocupa a muitos. Não raros são os falsos profetas que, explorando a credulidade o povo, vem apregoando a próxima vinda de Cristo, encontrando em tudo a verificação dos sinais dos tempos, etc. E não contentes com isso, inventam mil tolices que dizem serem circunstâncias de que se revestirá o fim do mundo. Em um desses livros de exploração, que descreve os sinais dos tempos, se lê que quando os carros andarem pelos ares e por baixo da água, são sinais que o fim do mundo está próximo. Ora, isso se verifica em nossos dias. Os carros que andam pelos ares são as naves espaciais e aviões, e os carros que andam abaixo da água são os submarinos... E acrescentam que isso está no Evangelho... Para dar uma ideia clara aos nossos leitores, vamos fazer um resumo do que há de verdade sobre esse assunto.

O Evangelho fala em termos claros do fim do mundo e do juízo final. É de fé, portanto, que a ordem de coisas presentes há de ter um fim e que Cristo virá julgar os homens no fim do mundo. Das circunstâncias que  cercam esses fatos não podemos ter conhecimentos certos, ao menos de algumas delas. Quando será o fim do mundo? Não sabemos. Cristo, respondendo aos apóstolos que perguntavam quando era o fim do mundo, disse: “Quanto ao dia e a hora  ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, a não ser o Pai”. Portanto, só Deus sabe quando é o fim do mundo. “Estai sempre prontos, porque não conheceis a hora em que há de vir o Filho do homem”, disse Cristo. Quanto ao tempo do fim do mundo nada podemos dizer. Devemos confessar a nossa ignorância. É um dogma de fé que Cristo há de vir no fim do mundo julgar os homens. Apesar de não sabermos com certeza quando será o dia do juízo, podemos contudo, te certos conhecimentos por meio de sinais que, segundo o Evangelho, devem preceder esse dia terrível. Os sinais são os seguintes:
         






       1. Cristo não virá antes que o Evangelho seja pregado em todo o mundo, isto consta pela afirmação clara de Cristo no Evangelho de São Mateus, 23, 14. Perguntando os discípulos quais eram os sinais do fim do mundo, ele disse: “E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, então virá o fim”. O Evangelho deve ser pregado a todos os povos do mundo, antes de Cristo vir julgar os vivos e os mortos. Eis o primeiro sinal que nos orienta sobre o fim do mundo. Contudo, Cristo não disse quanto tempo dista entre a conversão dos povos e a Sua vinda como juiz. Não se segue que Cristo venha imediatamente depois da conversão dos povos. Entre um fato e outro pode haver muito tempo.
         
         2. O segundo sinal que a Escritura nos dá é a apostasia universal. Cristo não virá antes da apostasia universal. São Paulo, na segunda epístola aos tessalonicences (2,3), diz: “Ninguém de maneira alguma vos engane: porque aquele dia não virá sem que  antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”. A apostasia de que fala o apóstolo é o afastamento de Deus e de seu Cristo não por parte de cada homem em particular, mas por parte das nações, cujo regime seja contra a Igreja, contra a religião de Cristo.
         
         3. O terceiro sinal é a vinda do Anticristo. São Paulo, na epístola citada, diz que antes da vinda de Cristo aparecerá o homem do pecado. O homem do pecado é o adversário de Deus, aquele que há de fazer guerra contra Deus, que se há de dizer Deus. São João, na sua epístola (1, 2, 18) dá o nome de Anticristo a esse adversário de Deus. O Anticristo é assim  descrito por São Paulo na segunda epístola aos tessalonicences, 2,2 e seguintes:
            
          a) “O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora”. Este adversário há de procurar destruir tudo o que se refere a Deus, combatendo todas as instituições de Cristo.
           
          b) “Sentar-se-á no templo de Deus, apresentando-se como Deus”. O Anticristo pretenderá as honras divinas. Destruindo o culto de Deus, ele se apresentará como Deus, exigindo para si um culto divino. Isso ele procurará conseguir por meio de perseguições, de provocações a todas as  torpezas, de doutrinas falsas e crimes nefandos.
            
          c) “Aquele cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça”. O Anticristo fará prodígios, coisas extraordinárias para iludir os incautos, com auxílio de Satanás. Esses prodígios serão considerados como milagres por seus sequazes. E por meio desses prodígios induzirão os homens ao erro e ao pecado.
         
          4. O quarto sinal é a vinda do profeta Elias. Sabemos pelo IV livro dos Reis, II, 1º e seguintes, que Elias foi arrebatado ao céu antes de morrer.

Pelo livro do profeta Malaquias, IV. 5, sabemos que há de voltar ao mundo antes da vida de Cristo. Elias virá para pregar a doutrina de Cristo.
         
     5. O quinto sinal é a vinda de Enoque. Os teólogos ensinam comumente que no fim do mundo Enoque virá com Elias. Os fundamentos desta doutrina estão na Sagrada Escritura. No livro de Gênesis, V.22 e seguintes, diz-se que Enoque caminhou diante de Deus e não apareceu, porque Deus o levou. No livro do Eclesiastes, XLIV. 16 e na epístola aos Hebreus, XI, 5, igualmente se lê que Enoque foi levado por Deus, antes de morrer. Desses textos se conclui que Enoque foi isento da morte e que Deus lhe reserva uma missão. Qual será essa missão? No livro do Apocalipse se lê que Deus há de enviar dois profetas para pregar e fazer milagres para a conversão dos povos. Um desses profetas é Elias e o outro é Enoque. Elias virá para pregar aos judeus e Enoque para as outras nações. Elias e Enoque virão antes do Anticristo e serão mortos por ele. Mas depois de três dias e meio hão de ressuscitar e subir para o céu.

Esses são os cinco sinais que devem preceder o advento de Cristo. Contudo, não se sabe o tempo que vai entre esses fatos e a própria vinda de Cristo.

Esses sinais são verdadeiros e se encontram na Escritura. Os outros sinais divulgados por exploradores sem consciência, são meras produções da fantasia para iludir a ignorância religiosa.
                                              
                                                                  Pe. Arnaldo de Souza Pereira    


          "Bem-aventurados aqueles
          que leem e aqueles que ouvem
          as palavras da profecia e guardam
          as coisas nela escritas, pois, o tempo 
          está próximo".   (Ap 1.3)








Nenhum comentário:

Postar um comentário